17 maio 2015

Postagem Coletiva: Dica de Organização

Oie pessoas lindas da Ninna!Emoji

Como estão?


Hoje é dia de postagem coletiva:
#DICA.DE.DIVA
O tema escolhido dessa vez foi: Dica de Organização
(Logo quando sugeriram esse tema, eu pensei: "Hã? Organização? Tô ferrada!" kkkk. Eu sou tipo essa aí de baixo, só em medidas maiores, com calça 48, quadril largo, etc kkkk)



Mas, aceitei o desafio. Pensei: "Impossível não ser organizada em alguma coisa!" kkk 

Pensei, pensei e pensei MUITO kkk, até me lembrar da minha única organização: A Financeira! (Sim, sou eu que mando no dinheiro da casa! kkkk #BRINCADEIRA)

Quando começou?
Quando Rog e eu nos casamos (2009), foi totalmente automático juntarmos nosso dinheiro e pagarmos todas as contas juntos (da casa e nossa de antes). Aqui ninguém compra algo para pagar com o seu dinheiro, temos O NOSSO dinheiro e tudo é antes bem conversado. (Não, não posso comprar o que "der na telha", porque temos uma lista de prioridades á seguir, além do que, respeito ás nossas regras).
Não estou dizendo o que é certo ou errado, acredito que cada casa tem a sua regra, então, essa é a minha.

Excel:
Tenho uma planilha no excel #AMO, com o valor que recebemos (valor liquido, ok?) e todas as nossas contas à pagar. Exemplo:



- O item "Nosso" da entrada (verde), é o nosso dinheiro "juntado", nosso recebido.

- O "nosso" das contas (abaixo da faculdade e cartão de crédito 2), é o dinheiro que temos para passar a quinzena. Exemplo: Quero comprar um pão na padaria, não preciso marcar na planilha (Senão, seria um saco e eu não conseguiria continuar com a planilha), esse dinheiro pré-estabelecido é para gastos do dia-a-dia. 

- A entrada e contas são separados por quinzena, pois além de recebermos assim, ajuda à não esquecermos do vencimento de cada #AJUDA.MESMO (Um dia fui pagar as contas e não quis olhar a planilha antes, traduzindo, esqueci a conta de luz, atrasou. kkk)

- Muito importante colocar o número da prestação paga em cada conta parcelada (Igual no carro e casa), ajuda a saber quando é a última ou se pelo menos está acabando kkkk

- O valor á ser gasto em cada cartão de crédito também são pré-estabelecidos, no exemplo citado acima foi de R$ 250,00 (Tenho uma aba na planilha para cartões): 



 - A principal dica para cartão de crédito é o controle. E o ato de anotar cada compra, cada prestação faz toda a diferença, afinal, cartão de crédito é nosso dinheiro, que se transforma em dinheiro só depois.

Outras abas:
- Casa:
Com as prestações pagas da casa (saber a amortização de cada uma, que geralmente não dão R$ 1,00 de diferença kkkkk). 

- Carro:
Com o financiamento de todos os carros (saber quanto pagamos só de juros, valor da prestação, prazo de financiamento... Todas as informações, fica até mais fácil para simularmos a quitação antecipada).

- Plano em Conjunto:
É onde vamos destinar todos os nossos investimentos, que hoje, ainda são só esforços.
Nosso plano é quitação do carro para Dezembro de 2016 (tão importante quanto destinar os esforços, é pré-estabelecer uma data). Exemplo:



- Além de todas essas abas já citadas, tenho uma com o nome: Lista de Prioridades. 
Nada mais é que nossa lista de compras pra casa, com pesquisa do preço, valor real (pago), etc. Exemplo:



Apesar de ser uma lista de prioridades (do mais urgente, para o menos), os itens abaixo foram comprados antes, decorrentes aos preços mais baixos, pois se vocês perceberem o desconto (economizado) foi de: R$ 254,00 (quase o item 3º).
Essa lista deve ter uma atenção especial, pois os preços mudam muito, conforme nossas prioridades. 

Gostaram?
E vocês, fazem tudo isso também? Quero saber.

Grande beijo,
Ninna Bueno

12 comentários:

  1. Amei

    Pq organizar o dimdim faz parte do pacote.
    Aqui qdo solteira anotava ate a bala que comprava, hj quem controla as despesas é o maridom.

    Bjs

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    1. Pelo menos em alguma coisa tenho que ser organizada, né Gê? kkkk

      Beijo♥

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  2. Eu queria ter essa organização, mas realmente não tenho em nada. Sou totalmente dependente do marido nessas coisas. Eu sou boa pra agir, tomar frente das coisas, mas a parte de organizar e administrar não é comigo. Tanto que me esforço muito pra manter a casa + ou - habitável e a roupa limpa. Eu cozinho, mas sofro pra lavar e guardar a louça... como eu disse ações! Viajo por horas dirigindo, cuido de criança, faço qualquer coisa, só não me pede pra arrumar a bagunça depois! kkkk

    Mas adorei as dicas... eu tenho um caderninho mensal de controle das contas... acho que é o máximo que eu tenho de organização. Anoto todos os gastos, guardo todos os cupons fiscais (aqui a gente usa dinheiro, porque é tão barato que muitas compras são coisas de moedas dependendo, como ir a frutaria...)

    Você tá em um nível muiiiito mais acima do que o meu. Mas concordo contigo no termo "nosso" dinheiro. Fico louca pra comprar um monte de coisa, mas sempre converso com o maridão antes, porque temos outras prioridades. Eu vou adicionando as coisas a minha lista de desejos, e aos poucos, nas datas especiais eu as vou adquirindo... mas cada coisa no seu tempo!

    Beijinhos querida!

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    1. Andreia, te achei organizada sim.
      A única diferença é que eu utilizo o excel e você o caderno, mas do resto, praticamente iguais.

      Então, esse negócio de arrumar a bagunça também não é comigo, viu? Sempre rola uma preguicinha depois, né? Fala sério! kkkk

      Obrigada! Beijo♥

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  3. Sou "arrimo" da casa portanto todas as despesas da casa são por minha conta, filho trabalha porem a grana paga as contas dele e e olhe lá , anoto tudo que gasto assim como vc, só que faço no caderno e caneta mesmo, tenho contas fixas que são as contas básicas água, luz, financiamento da casa, manicure, internet tenho 2 cartões e uma prestação fixa nas casas Bahia de 200 (que é uma prestação base) as vezes dá p pagar uns 5 itens com esses $200, quando é coisa mais cara como agora que comprei maquina de lavar roupas nova ai somente mais uma coisa em conta que neste momento é a lavadora de pressão, tenho uns toques com essa organização toda Exemplo: Nunca compro em mais de 10 vezes, nunca compro nada que passe de um ano p o outro ou seja tudo que compro é em Janeiro/Fevereiro e por ai vai, sabe o mais louco? Somos em 7 irmãos e só eu sou assim todos meus irmãos fazem conta na louca, eu mega me orgulho de ser assim, e me mata meu filho ser desorganizado tanto que eu alem de controlar meus gastos controlo o dele também, tenho pavor de ter o nome sujo( SPC Serasa etc) aconselho fazer uma poupança nem que seja com 30 reais mensais p imprevistos(sempre aparece).

    Um Grande Abraço

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    1. Tem que sentir orgulho mesmo Deh, organização financeira é um ato de disciplina, pois quantas e quantas vezes não queremos algo, mas só não compramos por ultrapassar ou comprometer nosso orçamento? Comigo sempre acontece, então, parabéns!

      Eu também tenho pavor desse tipo de restrições, mas adoro uma conta parcelada, ainda mais se não dão desconto á vista.

      A dica da poupança (guardar um pouco sempre) eu utilizo.

      Beijo♥

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  4. Amei muito!
    Aqui fica por conta do marido as financias. Mas tento ajudar da minha maneira contribuído para que a planilha dele o Excel siga o percurso certo, por isso sempre tudo é feito em conjunto.
    Eu fico mais com a parte da organização da casa, das coisas mais básicas. Não menos importantes.
    Abraços.

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    1. Não menos importantes mesmo Lia, o casamento é um conjunto, onde cada parte tem a sua função e juntas, se completam. Ou seja, ambos têm o seu devido valor!

      Beijo♥

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  5. Não sou organizada neste quesito, AINDA! HAHAHA
    Preciso me organizar!
    Ninna parabéns por isso! É super importante =)
    Beijooo
    Ca

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  6. adorei!!!
    vou colocar em pratica essa organização! adorei a planilha!
    beijos amore

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