21 maio 2017

Grávida pode passar vontade?

Oie amores da Ninna!

Como estão?
Nós estamos bem, graças a Deus!

Hoje venho fazer uma reflexão sobre algo que me questionei essa semana:
Eu sempre tive "vontade" de comer muita coisa, pra mim isso é SUPER normal (até mesmo quando seguia a dieta mais rígida). Era MUITO comum ir ao supermercado e dizer: "Hum, fiquei com vontade de comer esse pão de mel" ou "Quero experimentar essa bolacha nova". Obviamente, que oras era realizado esse meu "desejo" (ou olho gordo kkk), oras não (seja por questão financeira ou de restrição alimentar).

Com a gravidez, talvez eu tenha me perdido um pouco (talvez não, eu me perdi mesmo kkkk), o filtro do bom senso e da lei da compensação (comi muita besteira ontem, hoje vou me controlar mais) passou a não existir mais. E sabe aquela frase popular: "Grávida não pode passar vontade!", se tornou: "A Ninna tem olho gordo e quer comer tudo, ela tá grávida!" #EXATAMENTE.ISSO #ESTAR.GRÁVIDA.SE.TORNOU.MOTIVO.PARA.COMER
Ás vezes eu olhava algo e dizia ter "vontade", mesmo sem ter realmente a VONTADE. E sabe o pior? Quando eu não comprava (raramente), alguém comprava por mim, seja minha mãe, meus sogros ou o próprio Rog. 

Outra questão que me perdi completamente, foi a ausência de cobrança das pessoas (por incrível que pareça). Antes, se eu fosse comer algo que, teoricamente, não era típico de dieta, as pessoas falavam, cobravam, perguntavam da dieta. Se eu engordasse, então, era o fim, me tornava o centro da conversa alheia por semanas.
É ruim essa cobrança? Óbvio, que é. Mas, em contrapartida, me fazia sair do comodismo, enxergar aquilo que eu não queria ver.
Estando grávida, não houve mais cobranças. Pelo contrário, aquilo que as pessoas não me davam (de comida), passaram a me dar. E eu? Eu comia, obviamente, me sentindo super amada! kkkk

Estava tudo ótimo, lindo e maravilhoso, até que, você descobre que gestante faz exames e se pesa mensalmente na ginecologista #HÃM?
Se não fosse esse controle médico, certamente engordaria uns 25 kgs na gravidez (e não é brincadeira). No próximo mês vou fazer um post falando sobre o peso.

No meu primeiro exame de sangue, minha glicemia (Diabetes) deu alterada e fui encaminhada para um grupo de gestação de alto risco. No entanto, a alteração foi pequena (deu 102, quando em gestantes não pode ultrapassar 90) e como no dia anterior ao exame eu tinha ido á uma festa (com docinhos, bolo e refrigerante), na minha cabeça, certamente era isso que causou essa alteração, não me preocupei. (A gente sempre acha que tudo é fácil e sempre arruma um motivo ou desculpa, né? #SER.HUMANO).

Passei com a médica de alto risco, onde repeti o controle mais 2 x nos últimos meses e adivinhem? Cedendo a todos os meus desejos como estava, engordei horrores e a glicemia só aumentou. Até que, na última consulta, semana passada, ela foi bem sincera, me liberou para fazer caminhadas e disse que caso a glicemia não abaixasse na próxima consulta, eu iria começar com medicação, com insulina.

Vocês percebem a gravidade?
Aquilo que na minha opinião eu poderia resolver a qualquer momento com dieta e atividade física, se tornaria medicação? É isso mesmo? Cadê as minhas desculpas? Como argumentar com a médica?
Na verdade, não tem o que dizer. Só o que fazer mesmo!

Depois do choque inicial e todo aquele sentimento de culpa: "O que eu estou fazendo comigo, com nós?". Minha ficha caiu e veio aquela força de lutar, de ser saudável, de não engordar, de não adquiria Diabetes Gestacional e comecei uma "dieta".
Como teste, não restringi nenhum alimento, mas controlei as quantidades. A glicemia praticamente não baixou.
Então, tirei farinha branca. A glicemia baixou um pouco, esta em torno de 96/99 (preciso chegar aos 90 mês que vem).
Agora vou trocar o arroz branco, pelo integral. Vamos ver se baixa mais.
De quebra, já eliminei algumas gramas! (Não se assustem, minha alimentação está em torno de 2.000 calorias e como de 2 em 2 horas #TÔ.SAUDAVEL #TÔ.TENTANDO kkk).

Bom, o que eu quero dizer com tudo isso?
Que grávida não é um porquinho que precisa engordar para o abate!

Felizmente ou infelizmente, eu só percebi tudo isso prestes a começar uma medicação dolorosa (insulina é aplicada por injeção #MORRO.DE.MEDO.DE.INJEÇÃO). Mas, tenho uma última chance, aquela chance que a gente agarra com unhas e dentes na certeza que VAMOS fazer o nosso melhor! Que já não é por mim, é por nós! 

Prometo fazer um post sobre minha nova alimentação com fotos!

Grande beijo,
Ninna Bueno, Vicente ou Mariana

6 comentários:

  1. É Ninna tem que ser cuidar mesmo, agora não é por vaidade e sim por saúde principalmente do baby não é mesmo? Faça tudo que estiver ao seu alcance minha linda e tudo dará certo, bjssssss

    ResponderExcluir
  2. Nessas horas tudo o que você aprendeu sobre emagrecer pode ajudar muito.
    Muita saúde! E muito sucesso na volta a RA.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que existe este controle mensal, porque querendo ou não somos fracos e imagina então na gravidez. O bom que já tomou consciência e dá tempo de correr atrás por vocês!!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ninnaaaaa como sempre AMEI seu post porque vc foi muito pe no cbao. Mas gostei principalmente que vc ja comecou a se cuidar pra dar a volta por cima assim a duplinha saudavel mamae & bebe fica imbativel! Estou ansiosa pelo proximo post!!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. eu Oi? Como é que é?
    Menia de Deus cuida desse milagre! cuida de voce!
    achei que se tava se alimentando certo! cuidando da dieta para nao engordar tanto na gravidez somente o que o medico recomenda!!!!
    me dexou preocupada!!1
    mas ainda bem que voce teve esse choque de realidade!!!!! se cuide ta!!!
    bjs lindona

    ResponderExcluir
  6. rufam os tambores.....kkk já estou ansiosa para saber.
    Bom sei bem como é este sentimento que esta passando e por este choque de realidade meu ginecologista me falou Jenni você esta com 90 kg e sabe que para 100 é um pulo, fora diabetes, pressão alta e pre eclampsia no dia seguinte comecei a R.A ele falou daqui pra frente só quero que você mantenha o peso e foi o que fiz engordei só 2 kg na gestação inteira.E após emagreci os 25 kg que precisava e por um descuido apos emagrecer voltei a obesidade de novo...Mas lendo seu post me fez muito refletir porque também fico controlando a glicemia o medico já falou que em um descuido a diabetes vem, bora se cuidar ainda dá tempo se não por nos que seja pelo nossos filhos.

    ResponderExcluir