20 dezembro 2015

Final de ano + Dieta = Será?

Oie amores mais lindos da Ninna!

Como vocês estão?

Eu estou ótima, graças a Deus.

O tema do post de hoje não poderia ser outro, é uma pergunta que não quer calar: "É possível fazer dieta com as festas de final de ano?"

A minha resposta é simples, mas pode parecer incompleta: Depende
Aí vocês me perguntam: "Depende do que dona Ninna?" #SABICHONA
DEPENDE DE VOCÊ, do que você quer! #SIMPLES
Tá, eu sei que você vai se reunir com a família gorda (e comidas gordas e gostosas kkk), aquela macarronada que só a vovó sabe fazer, aquele panetone mega trufado que sua prima vai levar... Tá, eu sei, talvez essa seja sua única oportunidade de reunir toda a família e que ótimo, aproveite! Te compreendo perfeitamente e sei de todas as suas desculpas, aqui em casa também somos assim, reunidos para comer! kkk
Eis então, que agora você é uma pessoa adulta, precisa escolher e se responsabilizar por suas consequências! 
A inspiração desse post sou eu mesma, com minhas conversas e brigas internas #A.LOUCA. Eu, onde metade quer comer sem se preocupar com a quantidade ou qualidade, se tem pouca calórias ou não #SÓ.QUERO.COMER, onde eu possa deixar a meta emagrecer para o começo do ano (dia 01/01, "dia internacional dos recomeços"). No entanto, a outra metade quer se sentir bonita nas roupas de final de ano, quer essa segurança que o auto controle dá #MUITA.FORÇA, quer se sentir bem independente do dia, desde o dia 01/01 até 31/12.

Estou dizendo tudo isso, não para você se sentir inferior (Oh céus, só eu não consigo #SEM.DRAMA.POR.FAVOR) ou se tornar a paranoica das dietas (não, tudo que é em excesso é CHATO, ENJOA, SUFOCA! Excet
o chocolate, quanto mais melhor kkk. Assinado: Ninna gorda kkkk). Estou aqui para dizer que voltei para a dieta (com direito á chocolate, mas na quantidade que a Ninna magra estipulou kk) há pouco mais de uma semana (11/12) e sabe o que mudou? Minha cabeça.
Passei a compreender que as denominações "dias", "meses" e "anos" acabam, mas você não. (Pelo menos até quando Deus quiser, não). 
Você sabia que não precisa esperar começar um novo dia para recomeçar? (Quem dirá um novo ano, né?). Os dias e anos recomeçam com as mesmas dificuldades e tentações que tiveram nos anteriores (ou até piores), o que deve mudar é VOCÊ, a sua cabeça perante eles, é o enxerga-lo como ÚNICO, como uma ÚLTIMA chance de tentar!

Pensando que o seu lado gordo esteja vencendo (todo mundo tem os dois, nem que seja 1% kkk), vou dar algumas dicas em forma de diálogos engraçados para você tentar reequilibra-los durante ás festas:


Os excessos das nossas ilusões

Quem aqui nunca disse "Nossa, comi muito. Tô cheia."?
E mesmo "cheios", continuamos a beliscar os salgados, tomar refrigerante, pegar um pedacinho só da torta, uma mordida só do bolo. 
E sabe o mais engraçado/trágico? Depois de toda essa orgia alimentar, ainda temos coragem de dizer após passarmos mal: "Nossa, mas eu nem comi tanto assim" #MAGINA

Não preze a qualidade, preze a quantidade.
Leitor pergunta: "Ah Ninna, mas se eu comer um pedacinho de tudo que tiver na ceia de Natal, vou explodir".
Ninna sincera e magra responde: "Meu filho, não é para você comer um pedaço do mundo, não. Senão vai explodir mesmo! Tá com vontade de comer um doce? Coma um pedaço. Tá com vontade de comer um salgado? Coma um pedaço. Tá com vontade de tomar refrigerante? Tome um copo".
Compreenderam? 
O mal das pessoas (principalmente as mulheres) é achar que porque estão de dieta vão viver de restrição, igual á fulana musa fitness... Minha filha, você não é musa fitness! (Pelo menos ainda)

Não coma só com fome.

Leitor pergunta: "Ninna, vamos fazer a ceia em casa e eu estava pensando em passar o dia tomando suco detox (para limpar, sabe?) igual o que vi no Instagram da fulana (super fitness e linda), assim a noite posso comer com menos culpa. O que acha?"
Ninna sincera e magra responde: "Acho que é sacrifício demais pra pouco resultado!"
Leitor pergunta: "Como assim, melhor eu comer muito o dia todo, então?"
Ninna sincera e magra: "Óbvio que não, né? Não é melhor comer razoavelmente durante o dia todo, inclusive noite/ceia? Tomando apenas o suco, irá lhe gerar muita vontade de mastigar e em algumas pessoas, até ansiedade para chegar logo a noite para comer (sabe aquele lance, quando não posso aí eu quero? Pois bem, somos assim). Sabe o que irá acontecer? Você vai comer o triplo do que comeria se tivesse se alimentado melhor durante o dia todo e depois ficar com cara de estufada como na 1ª dica"
Vocês percebem o quanto essas "alternativas" para sentirmos menos culpa, na verdade são desculpas. O equilíbrio é fundamental em qualquer mudança!

Final de ano não é o fim do mundo

Leitor pergunta: "Ah Ninna, não fica brava comigo, mas não sou forte como você. Vou começar a dieta só ano que vem mesmo. Não faz tanta diferença, né?"
Ninna sincera e magra responde: "Se não faz tanta diferença, porque não começar agora, então? #SIMPLES.ASSIM #TÔ.SINCERA.MESMO. Não vou ficar brava, se você mesma não se importa em começar o ano mais gorda, quem sou eu para me importar? Só não esqueça da formatura em Janeiro, férias na praia, viagem no carnaval em Fevereiro... É queridinha, o mundo não pára para nossas desculpinhas, não".
É, tem coisa que a gente nem precisa explicar, né? 
  
Sei que na realidade de cada um é MUITO mais difícil, pra mim também será!
Sei que o pensamento "Dane-se hoje, amanhã eu recomeço" aparecerá, mas então, irá partir de mim o aceitar ou não esse pensamento.
Acredite, não sou fitness, não farei a dieta perfeita nesse final de ano, irei apenas me controlar para não deixar a Ninna gorda vencer mais um dia na minha vida!

Resumo das últimas fotos que tirei:

Alimentação:
Teve arroz e feijão SIM!
Teve coxinha SIM!
Teve chocolate SIM! Porque nem só de alface e frango vive-se uma dieta! 

Antes e Depois:
Nas duas fotos eu estava em um chá de bebê das minhas primas #FAMÍLIA.AUMENTANDO 
A primeira (de antes) é de Maio/2013, a outra, semana passada Dezembro/2015.

Primeira foto foi tirada em Maio/2010 (pouco mais de um ano de casados) e a de depois foi essa semana, Dezembro/2015 (beirando os 7 anos de casados #BODAS.DE.LÃ).
Além de dizer que o tempo nos fez bem, preciso me perguntar: "Como não me enxergava assim?... "Como Rog me amou, quando nem eu me amava?"

Antes: Setembro/2013 - Depois: Dezembro/2015 (hoje)
Acho que descobri uma cintura

Essas fotos foram para incentivar mesmo, para ressaltar que todos sacrifícios valem a pena!!!

Meditação do evangelho: "Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. #GLÓRIA.A.VÓS.SENHOR (Lc 1,45)

Grande beijo,
Ninna Bueno

PS: Antes do Natal apareço por aqui ;)

5 comentários:

  1. Gostei do post e vou tentar me controlar mais na alimentação.

    ResponderExcluir
  2. Ninna, muito verdade tudinho que vc escreveu. Só depende de nós mesmas decidir o que é mais importante nesse momento. Eu estou na casa dos meus pais, de férias, num calor insuportável, sem conseguir fazer nenhum exercício... te confesso que pensei em deixar de lado a RA nesses 15 dias, mas o que isso iria trazer de benefício para mim? Só ia começar o ano mais gorda. Então estou me controlando, fazendo trocas inteligente, mas nada radical (pq acho que não funciona). E seu post foi mais um incentivo pra me fazer continuar. Obrigada! Boas festas pra vc! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Um feliz e abençoado Natal para você e sua família.

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amorzão! Um feliz natal e um lindo 2016 pra vc e sua família linda! Bom post, pena que li dps da ceia! kkkkkkkkkk hoje tem mais coisa para a Mandinha magra praticar!! rs Um xeeeeeeeeeeeero!

    ResponderExcluir
  5. muito legal esse post!
    acho que da sim pra controlar o que come e fazer dieta sim!!!!
    bjs lindona

    ResponderExcluir