28 maio 2022

Finanças: Como economizar no mercado?

Oie meus amores!

Como vocês estão? 
Nós estamos bem, graças a Deus. 

Com os aumentos constantes da inflação (= produtos), está cada vez mais difícil ir ao supermercado sem precisar vender um rim, né? haha #TÔ.RINDO.DE.NERVOSO.
Afinal, quem aqui nunca pagou R$ 100,00 em apenas duas sacolinhas de compras? (e sem carne, viu?). 
Pensando nisso, baixei o aplicativo #LISTONIC para me auxiliar no planejamento e controle financeiro da minha lista de compras do supermercado.
Se cada ida ao mercado te causa medo, calma, respira fundo, esse post vai te ajudar e você não precisará vender seu rim! hahaha 

Antes de iniciarmos o uso com o aplicativo, é primordial sabermos quanto podemos gastar na compra do supermercado. Meu exemplo: Eu posso pagar R$ 630,00 (que é a média que eu gasto para 10 dias). 
Agora que eu já sei o valor que posso gastar (no meu caso são os R$ 630,00 reais), o próximo passo é lançar no aplicativo os produtos que precisamos comprar com as quantidades que desejamos. 
Obs.: O aplicativo é super intuitivo e nem precisa de explicações para utiliza-lo. 

Com a lista de compras feita, agora vamos pesquisar o preço médio dos produtos e lança-los no aplicativo (com o whatsapp, praticamente todos os supermercados disponibilizam o "jornalzinho" de ofertas por esse canal de comunicação. Então, dá pra pesquisar sim, sem sair de casa).
Importante: Não aconselho a lançar produtos com preços super promocionais no aplicativo, pois qualquer variação pode prejudicar o seu planejamento. 

Suquinho da May levar para a escola

Talvez nesse momento você tenha percebido que só tem R$ 400,00 disponíveis para gastar, mas a sua lista já está em R$ 500,00. E agora? Calma, eu sei de onde "tirar" o dinheiro para resolver essa questão... E será da sua própria lista! Chegou o momento "adulto" de aliar as suas necessidades com a sua realidade, ou seja, será necessário reavaliar marcas e reduzir quantidades. 
(Eu sei, dói perceber que a gente não pode tudo que a gente quer, mas essa dor é para o nosso crescimento e um futuro financeiro mais organizado!
#VAI.VALER.A.PENA)

Agora que reduzimos aqui, trocamos de marcas ali e com MUITO jogo de cintura, foi possível aliar a lista com a meta financeira!
#UHUUUUU 
Importante: Sempre deixe o valor da sua lista um pouco abaixo da sua meta de gastos, pois pode haver pequenas variações e novamente comprometer o seu planejamento.
A minha meta máxima de gasto era R$ 630,00 e lançando no aplicativo a estimativa era de R$ 615,50.

Agora vamos às compras!

Uma dica: Se você estipulou um valor para o produto X e na hora de comprar ele estava custando 50% acima do estimado, por exemplo, será necessário fazer uma mudança de última hora. 
Exemplo: Na semana Santa #PÁSCOA estipulei que o preço do kg da batata estaria R$ 6,00/kg e eu precisava de 3 kgs = R$ 18,00. Na hora ela estava custo R$ 9,00/kg e o que eu fiz? Alterei, comprei 1,5 kg batata x R$ 9,00 = R$ 13,50 + 1,5 kg batata doce x R$ 4,00 = R$ 6,00 = R$ 19,50. Viu que no final o valor e as quantidades ficaram praticamente as mesmas? (ultrapassei um pouco do planejado e por isso é tão importante ter uma sobra de segurança no orçamento). 

Os meus gastos ficaram assim: 
• Meta de gastos: R$ 630,00 
• Gastos realizados: 574,85 

Ficamos abaixo da meta, porque fiz algumas alterações de produtos e quantidades. No entanto, tenho certeza que se não fosse a minha disciplina e clareza aliadas com a tecnologia do aplicativo, eu teria gasto com facilidade R$ 700,00.

Agora me contem, essa compra👇 parece ser de quase R$ 600,00? #CHOCADA 


No inicio é difícil, eu sei, requer MUITA disciplina! Mas confie no processo e não desista!

Me contem, vocês gostam desse tipo de conteúdo, querem mais dicas de economia financeira? #DEIXA.NOS.COMENTÁRIOS


Grande beijo, 
Ninna Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário