15 dezembro 2019

Minimalismo💰 = Faxina financeira

Oie meus amores! 

Tudo bem com vocês? 

Nós estamos bem, graças a Deus. 

Hoje eu venho falar de MINIMALISMO, você conhece? 

E se eu te dissesse que com ele você conseguiria fazer aquele "faxinão" na sua vida financeira e começaria 2020 MUITO melhor. 
Não acredita muito, mas ficou curiosa? Então, vem comigo que eu conto tudo!

Primeiramente, o que é minimalismo? 
Minimalismo financeiro é basicamente um estilo de vida que permite juntar dinheiro e gastar de uma forma muito mais consciente.
Em geral, baseia-se na famosa expressão “menos é mais”. Sua proposta é desapegar dos excessos para ter uma vida mais livre, com espaço, tempo e dinheiro para focar naquilo que realmente importa e traga mais valor à sua vida.
(Recomendo um documentário na Nextflix chamado: Minimalism)


Por onde começar? 

1º Passo: Saber quanto você ganha e quanto você gasta.
Exemplo:


PS¹: Em casa Rog e eu somamos os salários para pagarmos as contas (aqui ninguém tem dinheiro só seu hahaha).
PS²: Não usávamos dinheiro (em especie) para pagar as compras, por isso, não foi acrescentado no fechamento (se você usa, acrescente). 


2º Passo: Reduzir e limitar TODOS os seus gastos variáveis. 

Exemplo: 
PS: Você sabia que aproximadamente 10% da sua conta de luz e água são decorrente de desperdício? Então, sua meta agora é diminuir 15% delas. (10% de desperdício e 5% de economia). 
PS¹: Compras de bens duráveis (como moveis, eletrodomésticos, eletrônico) e supérfluos (como perfume, maquiagem) devem constar na categorias PARCELAS (ou seja, compras parceladas). 
PS²: Estipule gastos no mercado ou com comida. No exemplo acima, R$ 180,00 por semana. 
PS³ Estipule um valor máximo e pesquise antes de comprar cada presente. 

E assim ficou o nosso NOVO esquema financeiro:
PS: Economia de 10% da sua renda com pequenas mudanças.

3º Passo: Realizar pequenas mudanças de pensamento e comportamento: 
- Impulso x Necessidade:
Se pergunte antes de comprar algo: "Eu preciso disso agora ou posso aguardar até semana que vem?"
Se você não comprou no ato e a necessidade persistiu após esse período, talvez seja realmente uma necessidade e não um impulso. Se você não comprou e depois não fez falta, então, possivelmente era apenas um impulso.

- Versatilidade x Acumulação:
Você NÃO precisa de produtos de limpeza específicos para cada cômodo ou móvel da sua casa. Escolha aqueles que abranjam a limpeza em geral. (Menos é mais, lembra?)

NÃO compre roupa ou sapato específicos. Opte por modelos e cores versáteis. 
Você NÃO precisa ter todos os tons de cores de esmalte que exista ou 25 rimeis, 60 bases e 300 pinceis de maquiagem. Faça uma faxina na sua penteadeira e só compre um produto novo quando um velho acabar. 

- Preguiça x Economia 

Deixe suas refeições de "lazer" (em restaurantes ou fast food) para ocasiões especiais e para comer alimentos que você não saiba fazer ou que seja específicos (como, Mc Donald's). Não saia para comer fora arroz, feijão e frango, por exemplo (alimentos "comuns" que você sabe fazer), só porque ficou com preguiça de cozinhar. (Se tiver com muita preguiça mesmo, faça um lanche de pão com mortadela em casa que pelo menos é mais barato hahahaha). 

4º Passo e o MAIS importante: Aplicar tudo que você leu aqui. 
Não estou propondo radicalismo. 
Não estou propondo nada impossível.
Só estou pedindo DISCIPLINA.
E mostrando que, com pequenas mudanças DÁ SIM para poupar 10% da sua renda e ter ao final de um ano um 14º salário para realizar seus sonhos!
Exemplo:
R$ 400,00/mês de economia x 12 meses = R$ 4.800,00 (não considerando juros de nenhuma aplicação).
Esses são alguns exemplos. 
Mas e você, o que faria com um 14º salário hoje? Qual seu sonho? 

(Se você gosta desse tipo de assunto #FINANCEIRO, me fala que faço dele um post fixo mensal. Digita nos comentários #POST.FIXO.NINNA).

Grande beijo,
Ninna Bueno
♥♥ 

6 comentários:

  1. nossa adorei esse post! to querendo fazer esse tipo de levantamento financeiro pra me organizar melhor ano que vem e vou super me inspirar em vc

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lívia, obrigada pelo comentário!♥
      Então, bora, vamos juntas!
      Beijo♥

      Excluir
  2. Menina acho que sou economica até demais rsss, sou do tipo só compro só compro se jâ tiver o dinheiro, acho que assim fica mais facil em não cair em tentação, gostei das dicas... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rô, obrigada pelo comentário!♥
      Jura que você é assim? Minha meta é ser você em 2020! hahaha
      Brincadeiras a parte, estou tentando comprar a maioria das coisas a vista e com desconto também.
      Super beijo♥

      Excluir
  3. #POST.FIXO.NINNA
    Eu amoooooo esse assunto, e admiro demais sua disciplina.
    Continue a escrever!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carol, obrigada pelo comentário!♥
      Eu também me apaixonei por esse assunto e estou estudando muito.
      Espero conseguir trazer conteúdos legais.
      Beijo♥

      Excluir