25 março 2018

Após filhos, voltar ou não a trabalhar?

Oie meus amores!

Como vocês estão?
Nós estamos indo, Mariana está com a barriguinha solta (fazendo cocô várias vezes ao dia), eu acredito que seja pela dentição (que ainda não nasceu) ou em decorrência da introdução alimentar (que essa semana chegou ao limite máximo de 90 gramas). Já conversei com a médica e Mariana está sendo medicada, graças a Deus. 
Mas, e o coração da mamãe aqui que voltou a trabalhar, como fica?

O post de hoje é sobre isso:
Eu acredito que após a escolha do médico e hospital para a chegada do bebê, a segunda decisão mais importante da maternidade é essa: VOLTAR OU NÃO A TRABALHAR após a licença maternidade?
 
anos atrás, eu pensava em me dedicar exclusivamente a maternidade (pelo sonho de ser mãe) por pelo menos 2 anos, eu queria mesmo aproveitar as primeiras descobertas (primeira papinha, primeiro dentinho, primeira palavrinha e todos os outros "primeiros" desses 2 anos).
Após a faculdade, algo mudou. Foi inconsciente, gradativo, talvez por isso eu não saiba explicar ao certo o que aconteceu, mas vendo mulheres estudando, trabalhando e sendo MÃE, me deixou fascinada. Percebi que era possível ser mãe, mas ser independente.
 
Já na gravidez, Rog e eu conversamos e eu decidi voltar a trabalhar (Rog disse que essa decisão era minha, pois eu faria o que fosse melhor para nós duas). Comentei que só não voltaria em ocasião especial (como prematuridade, problemas respiratórios ou cardíacos dela). Graças a Deus, ela é perfeita! (Nasceu praticamente morta, mas Deus a ressuscitou! #JÁ.TÔ.CHORANDO)
 
Então, como decidir?
Acredito que analisando as opções separadamente, seja mais fácil (ou menos difícil) uma decisão.
 
Se você pensa em NÃO VOLTAR a trabalhar, se questione:
 
1º Parar de trabalhar é uma opção pra você? 
2º Você tem "psicólogo" para pausar a sua carreira e se dedicar a casa e filhos?
3º O que seu cônjuge acha?
 
Se você pensa em VOLTAR a trabalhar, se questione:
4º Seu bebê já é menos dependente de você?
5º Ele(a) ficará em escolinha particular, pública ou com os avós?
6º Seu salário compensa mesmo com os gastos desses cuidadores?
 
Eu respondi essas 6 perguntas e as respostas só me fizeram ter certeza que eu estou fazendo o melhor por mim, pelo meu casamento e pela Mariana. 
Minhas respostas:
1º Parar de trabalhar é uma opção pra você?
R: Sim, teríamos que reduzir alguns gastos, mas Rog conseguiria arcar com as despesas da casa.
2º Você tem "psicólogo" para pausar a sua carreira e se dedicar a casa e filhos?
R: Não, durante a licença maternidade não me sentia tão produtiva (vocês sabem, serviço domestico não é valorizado). 
3º O que seu cônjuge acha?
R: Rog não opinou, mas quando eu disse que voltaria a trabalhar ele ficou feliz.
4º Seu bebê já é menos dependente de você?
R: Sim, ela toma mamadeira e já come papinha. 
5º Ele(a) ficará em escolinha particular, pública ou com os avós?
R: Até os 9 meses com a vovó e após, escolinha particular.
6º Seu salário compensa mesmo com os gastos desses cuidadores?
R: Com Mariana sim, se fosse 2 já não compensaria.
 
Confesso que mesmo decidida a voltar, rola aquele medinho básico: "Será que Mariana não vai me amar mais?", "Será que ela não vai me cobrar por minha ausência?", "Será...". Enfim, tento pensar que estou indo trabalhar por nós e que trabalhar também é um ato de amor. Que o meu tempo com ela será de qualidade, de amor, beijinhos, brincadeiras, que o meu rosto será o último que ela verá todos os dias.
Pois é, maternidade é assim, não importa a pergunta ou resposta, o sentimento que persiste é a CULPA!
 
Já estou pesquisando algumas escolinhas, mas isso é tema para outro post!
 
Espero que vocês tenham gostado desse tema, pois agora nosso blog também é maternal! #GRAÇAS.A.DEUS
 
Grande beijo,
Ninna Bueno♥♥
 
 

4 comentários:

  1. acho q por mais duro q seja a separação ao voltar a trabalhar...sinto q isso seja de uma grandeza enorme para a criança...
    assim desapegando um pouco da mae e tornando aos poucos jah meio q digamos "independente" e tornando o proximo passo q sera da escolinha algo com mais naturalidade para a criança...jah q nao passa o dia todo mais com a mae...
    tanto para a criança...quanto para a mae...

    nao torna mais a separação taum dolorosa...
    q claro...mesmo sabendo q esta bem, nao estando aos seus lhos parec tudu muito preocupante...

    mas eh como vc disse...
    tem q pensar q ela depende de vc...precisa de vc...e isso nada mais eh de mais um aprendizado pra ela...
    e trabalhando vc pode dar mais conforto e uma vida melhor pra ela...

    acho q tambem ficarei dividida quando tiver...mas tbm optarei por trabalhar...

    pois acho que ficarei em depressão em casa...

    alem de passar o dia limpando casa e fazendo coisas para comer...cuidando de filho e lavando roupa...
    todos tratam como se tivec em casa de pernas para o ar...

    eh bem complicado...

    e no final do mes ainda fica apertado...
    nao querendo dizer q se trabalhando ficaríamos folgados q a vida utimament nao anda assim...

    mas trabalhando nos torna um pouco mais feliz com nohs mesmas (parec q somos util...e temos nosso dinheiro), e financeiramente a vida fik um pouco melhor...

    jah nos permitindo alguns "luxos" ou passeios...

    mas eh isso aih...

    parabens nina...ehs mae de primeira viagem mas ta mandando muito bem gata!
    uahauahauh

    bj bj ...

    eh dois bj pq eh para as duas...

    hehhe bom começo de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rosana, obrigada pelo comentário!♥
      Exatamente assim, como você descreveu!
      O faz bem pra mim, no fundo, fará bem a ela!
      Grande beijo♥

      Excluir
  2. Menina o meu nem nasceu e já estou pensando nisso tudo....
    Ainda tenho muito que matutar até tomar a decisão por aqui!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Taty, obrigada pelo comentário!♥
      Pois é, decisão difícil mesmo!
      Boa sorte pra você!
      Beijo!♥

      Excluir