14 maio 2022

Finanças: Planejando metinhas

Oie meus amores!

Como vocês estão? 
Nós estamos bem, graças a Deus. 

Um dos grandes objetivos desse ano era estudar sobre investimentos e gerir com mais controle a minha vida financeira. E pensando nisso, como um modo de ensinar e aprender com vocês, hoje venho compartilhar dicas de elaboração de uma metinha financeira.

Antes de qualquer coisa, vou explicar sobre metas. 
Meta não é apenas desejar algo, mas é ser especifico, ter um plano de ação, data pré definida e motivos para faze-la. 
Exemplo: 
Minha "meta" é emagrecer (na verdade, isso não é uma meta, é um mero desejo).
Transformando esse "desejo" em meta:👇
Eu preciso emagrecer 2 quilos por mês nos próximos 10 meses, para melhorar minha disposição, porque minha saúde está comprometida. 
Percebem a diferença entre só um desejo, uma vontade, de uma meta? 
Desejo = Abrangente. Meta = Especifico 

Eu, particularmente, divido minhas metas em 3 categorias: 
Metinhas: Curto prazo = Até 1 ano 
Metas: Médio prazo = De 1 á 3 anos 
Metonas: Longo prazo = Acima de 3 anos. 

Tenho aprendido que o planejamento é ESSENCIAL para qualquer meta e no mundo das finanças (aquele ideal, sabe?), não existe o comprar e parcelar, o recomendado é sempre se planejar, juntar a quantia e somente depois comprar a vista (e com desconto).
Parece ser impossível para a nossa realidade, eu sei, mas calma, agora vou demonstrar na prática como fazer isso e transformar os seus desejos em metas financeiras!

Meu desejo: É fazer uma festa de aniversário para a May na escolinha e leva-la ao Parque da Mônica. 

Meu planejamento: O que eu preciso para realizar esse desejo? 
Quanto ele me custará? Qual a data para a sua realização?
Minha planilha de planejamento:👉

São aproximadamente: 
3 kgs de bolo 
300 salgadinhos diversos
115 docinhos diversos
7 litros de suco diversos
Decoração da mesa + Toper do bolo
Fantasia (look da aniversariante)
3 ingressos para o Parque da Mônica  

Minha meta: Eu preciso de R$ 250,00 por mês, até Setembro de 2022 (daqui 4 meses) para comemorar o aniversário da Mariana, porque isso nos fará muito feliz! 

Agora me fala, planejando assim não fica bem mais acessível?
E isso porque meu planejamento está a curtíssimo prazo (4 meses só), imagina se fosse de 1 ano? Seria menos de R$ 90,00 por mês para conquistar essa meta. 

Estou reservando o dinheiro num CDB de liquidez diária (que posso sacar qualquer dia), que rende 110% do CDI (que atualmente é 13,91%a.a bruto) no banco Sofisa. 


Esse investimento pode ser feito de qualquer valor (acima de R$ 1,00) e ainda é possível editar seu nome, o meu se chama: Aniversário da May!♥ 
Prometo em breve voltar com o post dos preparativos do aniversário dela, com a escolha do tema, decoração, roupa e todos os detalhes que amamos preparar pra eles! #TUDO.POR.ELES

Enfim, espero que vocês tenham gostado do post, que ele possa ter trago uma nova perspectiva de vida financeira, muito mais leve, organizada e acessível! 
E me contem, quem aí já vai começar a planejar todas as metas? hahaha

Grande beijo, 
Ninna Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário