25 fevereiro 2023

Finanças: Plano estudantil para os filhos

Oie meus amores! 

Como vocês estão? 
Nós estamos bem, graças a Deus! 

Compartilhei ano passado, na prática, os meus investimentos no Tesouro Direto visando pagar a faculdade das crianças no futuro. Mas, como diz Gustavo Cerbasi: "Os planos não foram feitos para darem certo!" e hoje venho falar sobre isso!

Confesso que quando eu li essa frase do Gustavo pela primeira vez, quase desacreditei nele. Afinal, quem faz um plano para não dar certo? No entanto, HOJE ela faz TOTAL sentido pra mim! E vou explicar!  

Ano passado, quando eu tive o "start" de acumular patrimônio para os estudos das crianças, por falta de conhecimento eu falhei em diversos aspectos. 

♥ Plano de 2022:
Eu achei que havia um plano, mas na verdade, era só um desejo, uma ideia bem vaga de 
acumular o máximo possível de patrimônio para os estudos das crianças. 
Eu até investia todos os meses, mas não sabia algumas coisas:
- Qual valor eu preciso para pagar a faculdade?
- Cada filho tem seu plano?  
- Qual a meta de aportes mensais? 
- Qual rentabilidade eu preciso? 
Enfim, decididamente não era um plano! 

Foi quando eu comecei a estudar incessantemente sozinha pelo Youtube e então, criei minha planilha totalmente personalizada, com o plano estudantil das crianças (sim, agora cada um tem o seu, respeitando seus prazos e aportes).

Antes de mostrar a planilha, quero compartilhar algumas questões mais técnicas (lembrando que sou APENAS uma curiosa no assunto, ok? Só escrevo sobre a minha realidade). 
- Fórmula: 
=VF(aporte inicial; prazo; taxa; aporte mensal; 0 ou 1)


- Aporte inicial = Quanto de dinheiro você já tem reservado para essa meta. 
IMPORTANTE: Colocar sempre o símbolo negativo (de menos) na frente. 
- Prazo = Tempo que você vai investir para conquistar a sua meta (eu uso em meses).
- Aporte mensal = Valor que você vai investir por mês.

IMPORTANTE: Colocar sempre o símbolo negativo (de menos) na frente. 
- 0 ou 1 = Indica se você irá investir todo começo de mês (1) ou final de mês (0). Eu invisto no começo do mês. 

Plano de 2023: 
- Mariana: 


Eu estimei que R$ 40.000,00 hoje (porque todos os anos aumentarei os meus aportes em 5% para vencer a inflação), com esse valor seria possível pagar um cursinho preparatório, uma faculdade mediana (mensalidade de R$ 900,00 por 4 anos) ou um intercambio. Óbvio, esse valor não resolveria a vida academia dela, mas tenho certeza que trará oportunidades que eu não tive. 
Aporte inicial: R$ 936,34 (que eu havia investido no Tesouro Direto no "plano" antigo)
Aportes mensais: R$ 200,00 
Rentabilidade: 0,5% ao mês (MEGA conservadora, isso a gente consegue com a Poupança, que é o PIOR investimento).

Prazo: 132 meses = 11 anos (ela terá 16/17 anos)
- Investimentos: 

Antes eu estava investindo no Tesouro Direto (o investimento mais seguro do Brasil), mas agora estou em CDB's pré fixados ou atrelados ao IPCA com taxas maiores (que também são seguros). 
No Tesouro eu consegui, no máximo, IPCA (inflação) + 6,35% = +/- = 11,35% ao ano (bruto).
Com os CDB's eu consegui, IPCA + 9% = +/- 14% ao ano (bruto). 
Um aumento na rentabilidade de 23%

- Mateus: 


Do Mateus eu tive essa consciência financeira antes (quando ele não tinha 2 anos), então, o prazo é maior e os aportes menores. 
Aporte inicial: R$ 0,00
Aportes mensais:
 R$ 150,00 
Rentabilidade: 0,5% ao mês (MEGA conservadora, isso a gente consegue com a Poupança, que é o PIOR investimento).
Prazo: 168 meses = 14 anos (ele terá 16 anos)
- Investimentos: 
Eu estou investindo em pré fixados ou CDB's atrelados a inflação, depende da melhor oferta na data. E a rentabilidade conseguida até então, tem sido em média de 15,5% ao ano (bruto) = 13,18% ao ano (liquido) = 1,03% ao mês. Mais que o dobro do planejamento financeiro (que é de 0,5% ao mês). 

Agora eu preciso confessar uma coisa pra vocês... Esses meus planos não vão dar certo! 
E sabe porque? 
Porque eu vou continuar estudando MUITO, para obter rentabilidades melhores do que a estimada, então, esse meu plano de conquistar R$ 40.000,00 corrigidos pela inflação daqui a 12, 14 anos, na verdade, serão conquistado em 8 ou 10 anos. 
Os planos só dão certo, quando não há evolução! 

Então: 
- Estude! Tem MUITO conteúdo de qualidade e de graça no Youtube; 
- É possível investir com menos de R$ 10,00; 
- Quanto antes você começar, menores serão os seus aportes mensais;
- É possível garantir um futuro melhor para o seu filho mesmo investindo pouco; 
- Cada filho precisa ter o SEU plano personalizado. 

Enfim, eu sei que o conteúdo ficou maçante, mas o meu objetivo aqui é deixar uma "pulguinha" atrás da sua orelha, uma curiosidade e um desejo de também dar essa oportunidade para os seus filhos!  

Grande beijo, 
Ninna Bueno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário