23 maio 2023

Shein: Fui taxada e agora?

Oie meus amores! 

Como vocês estão? 
Por aqui tudo bem, graças a Deus! 

No mês de Abril (2023) o governo Lula anunciou que TODAS as compras internacionais seriam taxadas (posteriormente eles voltaram atrás). No entanto, eu havia feito uma compra nesse período de transição (para o dia das mães) e não deu outra, fui taxada! 
Eu optei por pagar o imposto (e receber o produto), mas solicitei o reembolso parcial dessa cobrança na Shein e sobre isso será o post de hoje. 

• Qual o valor da taxa? 
Fui taxada em 60% do valor da minha compra (é isso mesmo, tá? Não digitei errado, não). Ou seja, quanto maior o valor em reais da sua compra, maior o valor em reais da sua taxa! 
Exemplo: R$ 100,00 em compras = R$ 60,00 em taxas 
R$ 200,00 em compras = R$ 120,00 em taxas 
No meu caso, eu havia comprado R$ 187,37 e paguei R$ 112,42. 

• Como saber se eu fui taxada? 
Pelo próprio site dos Correios (pelo app da Shein também dá, mas a atualização é mais lenta). Você digita aquele código de rastreamento e verifica a posição dos seus produtos. 

Se na sua consulta aparecer a atualização: Aguardando pagamento, parabéns, você acabou de ser taxada também!
Se você achar ainda viável receber os seus produtos, é necessário a realização de um cadastro no próprio site dos Correios para emissão do boleto. 
Após o pagamento as atualizações seguem normais. 
• Como solicitar o reembolso? 
A Shein não é responsável por essa taxação, mas como uma "cortesia", ela disponibiliza o reembolso de 50% do valor pago. 
Eu fiz a solicitação pelo próprio app: 
Vai em PERFIL ➝ SUPORTE ➝ SERVIÇO AO CLIENTE ➝ RASTREAMENTO E ENTREGA ➝ ALFÂNDEGA/ DEVERES EXTRA ➝ EXISTEM CUSTOS ADICIONAIS?
Nesse momento eles pedem para você entrar em contato com o agente (é só clicar nessa opção CONTATE O AGENTE) e mandar os comprovantes, tanto de pagamento, quanto a notificação dos Correios. 

Em até 24 horas a Shein vai atualizando a sua solicitação.
Para consultar, basta ir nesse histórico de conversa (P
ERFIL ➝ SUPORTE ➝ SERVIÇO AO CLIENTE),  subir todo o histórico e optar na opção: "SERVIÇO REGISTRADOS". 
Eles irão disponibilizar duas opções de reembolso: Crédito para a próxima compra (que eles chamam de carteira Shein) ou reembolso no método original de pagamento (forma que você pagou o seu pedido). 
Eu optei por receber o valor reembolsado na minha fatura do cartão (2º opção): R$ 56,23.

• É certeza que o meu pedido de reembolso será efetuado? 
De acordo com a Shein não, pois sua solicitação será avaliada (não sei quais critérios eles consideram, tá?). 
Após você escolher a melhor forma de reembolso, eles dão um prazo: 
- 7 á 20 dias para análise (no meu caso foram 5 dias para aprovação, foto abaixo). 
Caso aprovado, mais 2 á 15 dias úteis para o reembolso ser efetivado (em 2 dias já estava com o valor estornado em cartão de crédito). 
Ou seja, na teoria sua solicitação será concluída em quase dois meses. Mas na prática, pelo menos no meu caso, da solicitação (primeiro contato) até o reembolso na fatura do cartão de crédito foram 8 dias corridos. #SUPER.RÁPIDO 

E esse foi o post de hoje, espero MUITO ter ajudado vocês!

Grande beijo,
Ninna Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário