01 março 2022

Finanças: Investindo no Tesouro Direto

Oie meus amores!

Como vocês estão? 
Por aqui tudo bem, graças a Deus.

Pra mim, um dos maiores desafios da maternidade é conseguir administrar o sentimento de culpa e preocupação com os filhos!
Não é incomum termos inseguranças. No entanto, com pequenas ações (em situações controláveis, claro), podemos amenizar esses medos. Pensando nisso, hoje venho apresentar à vocês o meu planejamento financeiro para a educação universitária da Mariana. 

Assim como MUITOS, eu também não tive muita instrução sobre educação (meu pai é praticamente analfabeto, minha mãe mal terminou o fundamental), então, esse não era um assunto da minha realidade. Mas hoje, eu quero proporcionar para as crianças as oportunidades e conhecimento que eu não tive naquela época. 

• E por onde começar? 
Entendendo o motivo do seu investimento
#PORQUÊ e optando por aquele que mais atende a sua necessidade #ESTUDANDO  

• Qual investimento escolher para essa finalidade? 
Eu escolhi o 
Tesouro Direto IPCA 2035 + por três motivos:
1º Segurança: Um dos investimentos mais seguros;
2º Mensal: Pode-se investir todos os meses (inclusive com aportes programados); 

3º Prazo: Com vencimento para 2035 (quando Mariana completará 17 anos e provavelmente estará se preparando para a vida acadêmica). 

• O que é Tesouro Direto IPCA 2035 +? 
Tesouro Direto = Venda de títulos públicos federais (em poucas palavras, é "emprestar" dinheiro para o governo)
IPCA = Inflação (aumento generalizado dos produtos). 
2035 = Ano do resgate (ou seja, ano que você irá receber o dinheiro de volta com juros)
+ = Acréscimo na rentabilidade. 

• Meu investimento:
Eu contratei o IPCA + (5,65%) 2035👇
Ou seja, o IPCA (inflação) atual (dos últimos 12 meses) 10,38% + 5,65% (acréscimo na rentabilidade) = 16,03% ao ano (valor bruto)



O valor de cada cota (no momento da minha contratação, em Janeiro) era de R$ 1.830,22 e pensando na acessibilidade, o Tesouro fracionou a cota e é possível investir a partir de 0,02 cotas, ou seja, a partir de R$ 36,60. 
Eu iniciei comprando 0,04 cotas = R$ 73,20. 

• Qual banco usar?  
Eu estou utilizando o app do banco Pagseguro e os meus aportes estão programados para acontecer todo dia 20 (sim, é possível você programar e escolher o dia). 

• O valor dos aportes mensais (programados) são sempre os mesmos? 
Não! A compra das cotas podem sobre alterações conforme variação do mercado.
Exemplo: Quando programei o meu investimento, programei a compra de 0,04 cotas, que na época custavam R$ 73,20. No entanto, no mês seguinte, o valor das cotas aumentaram para R$ 73,41. Ou seja, os meus R$ 73,20 já não eram mais suficientes para comprar 0,04. Então, automaticamente, só foi compensado a compra de 0,03 cotas (0,03 = R$ 55,05). 

• Todos os aportes têm a mesma rentabilidade? 
Não! Cada aporte tem a sua própria rentabilidade contratada no dia do investimento. 
O aporte de Janeiro vai render IPCA (10,38%) + 5,65%. 
O aporte de Fevereiro vai render IPCA (10,38%) + 5,72%. 


• Posso fazer mais de um aporte por mês? 
Pode e deve! hahaha
Alias, essa é a minha meta para o segundo semestre desse ano, dobrar os aportes mensais (de 73,00 para R$ 146,00/mês).  

• Quais taxas incidem sobre esse investimento? 
- IOF: Isento após 30 dias (Se retirar o dinheiro antes desse prazo, varia de 3% á 96% dos rendimentos). 
- Imposto de renda: De 15% á 22,50% dos rendimentos. (15% para investimentos acima de 2 anos e 22,50% para investimentos abaixo de 6 meses. Ou seja, quanto mais você deixar o seu dinheiro, menor será a sua alíquota de imposto). 
- Taxa custódia B3: 0,20% ao ano.

• Posso retirar meu dinheiro antes do vencimento? 

Pode, mas não deve!
O rendimento contratado é para o período contratado. Ou seja, se retirado antes sofrerá alterações do mercado, além da incidência das taxas citadas acima (sim, provavelmente você perderá dinheiro).  

• Ainda assim, é melhor mesmo que a poupança? 
Sim e eu posso provar! 
Lembra que citei lá em cima a rentabilidade atual bruta? 16,03% ao ano
Sabe quanto rende a poupança atualmente? 0,5% ao mês + TR = 6,70% ao ano

E para ficar mais claro (se é que é possível hahaha), fiz uma simulação no site do Tesouro 
comparando IPCA 2035 + e a poupança. Sim, você só deixaria de ganhar R$ 3.464,65.  
Acho que os números responderam a pergunta, né? 

• Ao final dos 13 anos, você vai ter quase R$ 20.000,00? 
Sim, terei (pago) investido R$ 11.795,20, no entanto, receberei liquido ao final (já descontando TODOS os impostos) R$ 19.967,56 (ou seja, R$ 8.172,36 de
#JUROS). 




R$ 20.000,00 é um valor bom, mas insuficiente para um curso superior. Por isso, a minha meta é fazer aportes extras TODOS os meses e ao final do período, acumular R$ 40.000,00. (Não sei se será o suficiente ainda, mas certamente ajudará muito!). 
Para o Mateus, vou iniciar o planejamento no próximo ano! :D

Enfim, um assunto novo por aqui e eu espero continuar estudando muito para se tornar cada vez mais presente!♥ 

Agora quero saber de vocês, ficou alguma dúvida ou têm sugestão de investimento? Deixa aqui nos comentários, vou ficar muito feliz em ajudar e ser ajudada por vocês! :D

Grande beijo,
Ninna Bueno❤❤❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário