04 outubro 2022

Finanças: Como gastar menos?

Oie meus amores!

Como vocês estão? 
Nós estamos bem, graças a Deus.

Hoje venho compartilhar uma dica MUITO simples (e até óbvia), mas que está me achando na redução de gastos desnecessários e exagerados! 
Ficou curiosa? Vem que eu te mostro o quanto você pode economizar!

O pensamento que estou utilizando antes de gastar, é: Calcular (mentalmente) quanto eu vou economizar se não gastar naquele momento. Sim, igual ao Jullius, de "Todo mundo odeio o Chris" haha

Exemplo: Em uma época não muito distante (esse ano ainda), eu pedia refeição por aplicativo, no mínimo, duas vezes por semana. Então, era o lanche ou doce + o valor mínimo de compra (que normalmente é de R$ 20,00) + o frete (na minha região varia entre R$ 8,00 á R$ 12,00). Ou seja, menos que R$ 30,00 eu não gostava por pedido. 
Agora vamos calcular:
R$ 30,00 x 2 vezes por semana = R$ 60,00 por semana
R$ 60,00 x 4 semanas por mês = R$ 240,00 por mês
R$ 240,00 x 12 meses = R$ 2.880,00 por ano 
Entenderam o raciocínio? 
Não é sobre economizar apenas R$ 30,00, é sobre poupar quase R$ 3.000,00. 

Faça você também o seu exercício de calculo mental: Quanto você gasta por mês com Ifood? Unha? Cabelo? Roupa que nem usa? Livro que nunca leu?
R$ 500,00 por mês? = R$ 6.000,00 por ano? 
E que tal reduzir pela metade os seus gastos de maneira consciente?
O que você faria com uma economia de R$ 3.000,00? 

Para que fique bem claro: 
1º O problema não é gastar, o dinheiro foi feito para ser usado. O problema é gastar por gastar, comprar por comprar. (Quem nunca olhou a fatura do cartão de crédito e não reconheceu os próprios gastos?).
2º É mais que necessário poupar e
investir visando no futuro, no entanto, é saudável também gastar conscientemente vivendo o presente. Ou seja, nem tudo para amanhã, nem tudo para hoje! #EQUILIBRIO 

Então, sim, eu continuo usando o aplicativo de comida 1 x por semana ou a cada 15 dias, dependendo da necessidade. 
A diferença é que agora eu penso antes de gastar! 

Espero que tenham gostado do post e até o próximo! 

Grande beijo,
Ninna Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário